Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Nova diretoria da SS Maranhão toma posse após eleição 100% online

10 de fevereiro de 2017
Por: Rogério Rios

A posse da nova diretoria da Seção Sindical Maranhão, realizada nesta sexta-feira (10/2), no auditório da Embrapa Cocais, em São Luís-MA, registra o sucesso da primeira eleição eletrônica da história do SINPAF.

Os filiados do Maranhão escolheram a nova diretoria (gestão 2017-2020) por meio de um processo eleitoral 100% online. Os votos foram registrados em três computadores disponibilizados pela Seção, nas localidades de Balsas, Imperatriz e São Luís-MA, todos fiscalizados por mesários e representante de chapa.

Em 27 anos de existência do SINPAF, é a primeira vez que uma Seção Sindical moderniza o processo eleitoral. De acordo com presidente interina da gestão que se encerrou, Enila Nobre, a ideia surgiu em conjunto com a presidente Marcia Cristina de Faria, que licenciou-se do cargo para assumir a diretoria de Comunicação Nacional do SINPAF.

“As dificuldades na logística para enviar o material de eleição, inclusive as cédulas, para os filiados de Balsas e Imperatriz, no interior do Estado, nos motivaram ainda mais a pensar em modernizar o processo”, afirmou Enila.

Enila afirma ainda que a eleição deu muito certo e foi toda baseada no regimento eleitoral formulado pela Comissão Eleitoral Local, que preocupou-se em obedecer as normas eleitorais vigentes, além de manter a lista impressa para registro das assinaturas de todos os filiados votantes.

˜Somente o voto foi online, evitando despesas com impressão de material e a logística de envio para Balsas e Imperatriz. Tivemos agilidade e transparência no processo.  Imediatamente ao término da votação, obtivemos um relatório com o resultado e a chapa vencedora. Para a próxima eleição, pretendemos melhorar o sistema para que a votação seja realizada de qualquer computador e por dispositivos móveis, como celular e tablet, mas com a mesma segurança”.  

Foto: Divulgação/ Seção Sindical Maranhão

 

VIDEOCONFERÊNCIA – A Seção Sindical Maranhão, na gestão que inovou com o voto eletrônico no SINPAF, também foi uma das primeiras a fazer assembleias gerais por videoconferência, garantindo a participação de todos os filiados ao mesmo tempo nas assembleias, embora os trabalhadores estivessem em três locais de trabalho distantes.

“O objetivo foi possibilitar a participação de todos os filiados ao mesmo tempo, evitando ruídos na comunicação e dando uniformidade às informações. A mesma informação que chega a São Luís, chega a Balsas e a Imperatriz. Assim como as dúvidas podem ser compartilhadas e esclarecidas em conjunto. Acho que é um caminho que traz mais modernidade e agilidade ao movimento sindical”, diz a ex-presidente Márcia Cristina de Faria.

 

POSSE DA NOVA DIRETORIA – A solenidade de posse da nova diretoria da S.S. Maranhão foi prestigiada por todos os trabalhadores da sede da Embrapa Cocais, onde está localizada a sede da Seção Sindical, inclusive pela chefe-geral da Unidade, Maria de Lourdes Mendonça, que participou do lanche oferecido pela nova gestão.

A chapa escolhida, ‘Valorizar é Fortalecer’, tem como presidente Márcia Coelho, que é técnica B da Embrapa há 11 anos.

De acordo com Márcia Coelho, o programa de trabalho da chapa escolhida “é manter a representatividade sindical e melhorar o clima organizacional entre as unidades e a empresa, além de reivindicar, com o apoio da Diretoria Nacional do SINPAF, direitos trabalhistas para a categoria.”

Entre os problemas que precisam de maior atenção da Seção Sindical, apontados pela nova gestora da Seção, também estão a busca pela transparência no processo de transferência de pessoal, a manutenção de trabalhadores nas unidades – que em sua maioria são transferidos de fora do Estado devido à falta de concurso público – e a saúde dos trabalhadores.

A nova diretoria também é composta pelos seguintes diretores: Enila Nobre Nascimento Calandrini Fernandes, como vice-presidente; José Soares Beserra Júnior, como secretário-geral; Luis Cezar de Araújo Moreira, como suplente do secretário-geral; Joaquim Bezerra Costa, como diretor administrativo-financeiro; e José Wilson Tavares Bezerra, como suplente do diretor administrativo-financeiro.

O conselho fiscal é formado por Fábio Lira, José de Ribamar Veloso, Talmir Quinzeiro, Viviane Santos, Rosa Lúcia Rocha Duarte e Wellington Borges da Fonseca.

 

Foto: Divulgação/ Seção Sindical Maranhão

Leia mais