Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Íntegra da audiência em defesa da Embrapa pública e forte está disponível para assistir online

17 de março de 2022
Por: Rogério Rios

A audiência pública em defesa da Embrapa pública e forte, realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Soberania ontem, 16 de março, pode ser assistida na íntegra pela internet. Com articulação do SINPAF, o evento foi organizado pela deputada federal Érika Kokay (PT/DF) e pelos deputados federais Pedro Uczai (PT-SC) e Patrus Ananias (PT-MG).

Clique aqui para assistir

Com presença dos dirigentes de Seções Sindicais de várias parte do Brasil, na casa legislativa, e centenas de pessoas que acompanharam a transmissão pelo Zoom e pelo Youtube, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, leu uma nota da Diretoria Nacional do Sindicato, na qual denuncia não só o desmonte da Embrapa, como também o assédio moral sofrido por trabalhadoras e trabalhadores.

Clique aqui e veja a nota que foi lida elo presidente do SINPAF.

O deputado Frei Anastácio (PT-PB) participou presencialmente do evento, onde registrou apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa, e ressaltou a importância da empresa, em especial na Paraíba com a cultura do algodão colorido. E o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Peixoto Dagnino, que fez uma análise histórica sobre a Embrapa e o que é possível esperar para o futuro da empresa.

Ao longo da audiência, o presidente da Frente de Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), e a deputada Vivi Reis (PSOL-PA) marcaram presença e registraram o apoio na luta contra a reestruturação privatista anunciada pela Gestão Moretti que, caso seja implementada, consolidará o desmonte e a entrega do patrimônio público da empresa aos interesses de grupos privados.

Nas participações virtuais, que mostraram apoio à manutenção da Embrapa Pública para a agricultura familiar, estão a dirigente nacional do MST, Kelli Mafort; o assessor de política agrícola da Contag, Décio Lauri; diretor da Contraf Brasil, Marcos Rochinski; e o representante da coordenação nacional do Movimento Nacional dos Pequenos Agricultores (MPA), Marciano Silva

Leia mais