Em defesa da Embrapa

O impacto do corte orçamentário:


A pesquisa e o desenvolvimento agropecuário sofreram um duro golpe do Governo Federal. A redução de recursos orçamentários está afetando as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e, consequentemente, põe em risco a Soberania e a Segurança Alimentar da população brasileira.

118

Milhões

Em setembro, a Embrapa sofreu um corte orçamentário de R$ 118 milhões

520

Milhões

Além dos quase R$ 520 milhões já cortados ao longo deste ano.

50%

do orçamento

Para 2021, a situação é ainda mais dramática, já que está previsto um corte de mais 50% do orçamento da empresa.

Conferência nordeste

Conferência Virtual Nordeste - 20 de novembro

Conferência virtual Nordeste vai debater a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da região

A crise causada pela pandemia serviu para mostrar ainda mais a importância da pesquisa agropecuária pública desenvolvida no país e o quanto é necessária para o desenvolvimento sustentável de nossas regiões, principalmente no Nordeste, onde a agricultura tem papel de destaque na economia regional.

Há mais de 40 anos, a Embrapa tem contribuído com o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, em parceria com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão. Esse processo tem impactado positivamente no fortalecimento da economia, na segurança e soberania alimentar, na gestão ambiental, sobretudo dos agricultores familiares e comunidades tradicionais.

Porém, com os sucessivos cortes orçamentários operados pelo governo federal, a continuidade e ampliação desse trabalho estão ameaçadas. E a reversão desse processo passa pela construção de uma Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva. Não por acaso, esse é o lema da Campanha Nacional desenvolvida pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário – SINPAF.

Como parte dessa Campanha Nacional, o SINPAF está realizando Conferências Virtuais Regionais que culminará na Conferência Nacional dia 09.12.2020. E a próxima Conferência é exatamente a da Região Nordeste, que acontecerá dia 20 de novembro, a partir das 10h.

Convidamos você para debater conosco sobre a importância da pesquisa agropecuária pública na qualidade de vida e na segurança alimentar da região.

Link da transmissão:
facebook.com/SINPAFDiretoriaNacional.

Confira a programação completa

Apoio dos parlamentares


Video title

Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)

Video title

Deputada Érika Kokay (PT-DF)

Video title

Deputado Federal Elvino Bohn Gass (PT-RS)

Video title

Deputada Margarida Salomão (PT-MG)

Video title

Deputada Federal Benedita da Silva (PT/RJ)

Video title

Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Video title

Deputado Federal, Enio Verri (PT-PR)