TST atualiza tramitação do dissídio coletivo da Embrapa

Por: Vânia Ferreira | | Notícias gerais

O andamento do processo de dissídio coletivo da Embrapa foi atualizado recentemente no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A empresa apresentou contestações para o acordo coletivo e, com isso, os documentos foram encaminhados para análise e parecer da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT).

Após a documentação retornar ao TST com o parecer da Procuradoria, o Tribunal deve seguir com o agendamento da sentença. O prazo de conclusão do dissídio ainda não pode ser estipulado, no entanto, o vice-presidente do TST manifestou compromisso de celeridade para o julgamento final.

ÍNDICE DE REAJUSTE - Como já foi informado aos trabalhadores, o dissídio coletivo 2017/2018 da Embrapa foi fechado parcialmente, restando apenas o índice de reajuste, que aguarda pelo julgamento da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal.

Conforme despacho da vice-presidência  do Tribunal (clique aqui para ler), "a proposta do TST conta com condições para proporcionar aos trabalhadores reajuste sobre salários e benefícios com base na inflação, medida pelo Índice Nacional de preços ao Consumidor (INPC)".

No documento, o ministro registra ainda que, considerando a jurisprudência do TST, poderá garantir o recebimento de valores retroativos e atualizados, a contar da data-base da categoria, 1º de maio de 2017.

Acesse o processo no site: www.tst.jus.br

Processo judicial eletrônico / DC - 14501-41.2017.5.00.0000

Toda atualização do processo será informada nos meios de comunicação do SINPAF.

 

Veja o print da página tramitação do dissídio da Embrapa

| Mais do Sinpaf

ACT Embrapa 2020-2021: CNN prorroga calendário de avaliação da pauta de reivindicação

A Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF esteve reunida na sede do Sindicato no último final de semana e prorrogou todo o calendário de avaliação da pauta de reivindicação dos empregados da Embrapa para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do período 2020-2021.

Saiba mais

STF vai julgar ação do reajuste do FGTS em maio

No dia 6 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se o uso da Taxa Referencial (TR) para corrigir os saldos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é constitucional ou não. Atualmente, cerca de 400 mil ações estão paradas em instâncias inferiores aguardando a decisão do Supremo.

Saiba mais

SINPAF participa de reunião em defesa do serviço público

A Diretoria Nacional do SINPAF participou, nesta quinta-feira (16/1), de uma reunião, na sede da CUT Brasília, com as entidades que representam servidores e empregados públicos e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que representam diversos movimentos sociais brasileiros.

Saiba mais

Não se render aos objetivos privados é o maior lucro que a Embrapa pode dar à sociedade

Na última segunda-feira (13/1), o presidente da Embrapa, Celso Moretti, concedeu uma entrevista ao CB.Poder, programa do jornal Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, no qual reafirmou a importância da Embrapa e as razões para mantê-la pública.

Saiba mais

Morre pioneira da agroecologia no Brasil, Ana Maria Primavesi

Faleceu ontem (5/1), aos 99 anos, a austríaca Ana Maria Primavesi, engenheira agrônoma que foi pioneira da agroecologia e da agricultura orgânica no Brasil.

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco