ACT Embrapa 2020-2022: veja aqui informações importantes para votar nos dias 01 e 02 de dezembro

Por: Camila Bordinha em Sexta, 27 Novembro 2020 | Categoria: Notícias gerais

Nos dias 1º e 2 de dezembro (terça e quarta-feira), as trabalhadoras e os trabalhadores da Embrapa vão decidir sobre a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho para o período 2020-2022. Para a aprovação ou rejeição é importante que todos e todas, filiados (as) ou não, mostrem a sua opinião para que a consulta seja democrática e reflita o desejo da categoria.

Após 10 meses de negociação, desde a pauta zero de reivindicação, passando pelo aval dos órgãos governamentais e empresa, as comissões de negociação do SINPAF e da Embrapa chegaram a uma pauta para apresentar à categoria, no dia 23 de novembro, mesmo com as dificuldades e impedimentos que este ano impôs.  

A proposta do Acordo mantém (com exceção da cláusula 2.1 - reajuste salarial) a integralidade das cláusulas sociais do ACT vigente por dois anos (1º de maio de 2020 até 30 de abril 2022) e também as cláusulas consideradas econômicas (como auxílio alimentação/refeição, auxílio creche e auxílio para filhos ou dependentes com deficiência), que continuam com os valores atuais. Tanto o reajuste salarial quanto os reajustes dessas cláusulas foram vedados por força da Lei Complementar 173, de 27 de maio de 2020.

COMO VAI FUNCIONAR A VOTAÇÃO:

Para manter o compromisso do SINPAF em preservar a saúde e vida de toda a categoria, devido ao período de Pandemia do Coronavírus, a consulta será realizada pelo sistema virtual “Vota Bem”, da empresa BSYS Digital, contratada pelo SINPAF.

Para registrar sua aprovação ou rejeição e manter o sigilo da votação, o (a) trabalhador (a) receberá um link, login e senha individuais em seu e-mail corporativo.

Em respeito ao Estatuto do SINPAF, os votos serão contabilizados por Seção Sindical, da mesma forma como é feita na Assembleia Geral presencial em tempos normais.

ENTENDA MELHOR O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO:

Para que os trabalhadores e trabalhadoras entendam melhor a proposta final, o SINPAF preparou um histórico resumido das Negociações. Para lê-lo, basta clicar aqui.

Caso deseje acessar as informações completas registradas nas atas das reuniões entre as Comissões de Negociação do SINPAF e da Embrapa, e a Pauta de Reivindicação, clique aqui.

VEJA ABAIXO O QUADRO-RESUMO DO HISTÓRICO DA NEGOCIAÇÃO: