SINPAF participa de conversa com dirigentes da Casembrapa


O SINPAF cobrou da diretoria executiva da Casembrapa relatórios de prestação de contas para responder os muitos questionamentos quanto à situação do plano de saúde. A necessidade de maior transparência e a condição financeira do plano são demandas antigas dos filiados e filiadas e uma preocupação da atual diretoria.

Convidado pelos dirigentes do plano, o SINPAF participou no dia 9/6 de uma apresentação sobre a situação da Casembrapa, as ações que foram implantadas recentemente, assim como aquelas que estão sendo planejadas para o futuro.

Na ocasião, foram apresentados os resultados contábeis do ano de 2017, 2018 e 2019. Pelos números apresentados, verificou-se uma longa sequência de déficits do Plano ao longo de 2017, que obrigou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a exigir da Casembrapa a assinatura do Termo de Assunção de Obrigações Econômico-Financeiras (TAOEF), entre outras exigências.

Esse termo estabeleceu uma série de procedimentos para a adequação econômico-financeira do plano de saúde. Segundo Alan Augusto dos Reis, atual presidente da Casembrapa, “todas as exigências foram cumpridas e hoje há superávit. Solicitamos a saída do TAOEF, com o aval do Conselho de Administração da Casembrapa (CAD), o que deve acontecer em agosto de 2020”, enfatizou Reis.

Para o presidente do SINPAF, Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, “o Sindicato quer apoiar e contribuir, trazer sugestões, fazer críticas quando necessário e se colocar como um importante parceiro para um plano cada vez melhor para todos e todas”.

Por isso, “assim que assumimos pedimos a Nilson Alves Carrijo, representante dos trabalhadores e trabalhadoras no Conselho de Administração da Casembrapa, relatório pormenorizado sobre sua atuação e a situação do Plano. Solicitamos também a José Ferreira, conselheiro fiscal indicado pelo sindicato e a Márcia Faria, diretora-administrativa indicada pelo sindicato e pela FAEE, informações de igual teor, com detalhamento dos processos administrativos e da condição financeira da Casembrapa. De posse desses documentos é que teremos elementos para informar a categoria”, concluiu o presidente do SINPAF.

PARTICIPANTES

Participaram da reunião:

  • SINPAF: o presidente Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, a secretária-geral Dione Melo e o diretor administrativo-financeiro Antônio Guedes;
  • Presidentes de Seção: Nilson Alves Carrijo, Seção Cenargen (também conselheiro no Casembrapa) e José Edmilson Silva Nascimento, Seção Hortaliças;
  • Casembrapa: o presidente Alan Augusto dos Reis, a diretora-administrativa Márcia Cristina de Faria, o diretor-financeiro Eurípedes Rosa do Nascimento Júnior e a gerente técnica Rita Vilanova.

Acesse aqui o Relatório apresentado pela Diretoria da Casembrapa na reunião do dia 9/6.

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo

Fale conosco