Conselheiros Fiscais da Casembrapa indicados pelo SINPAF tomam posse

Os novos representantes dos trabalhadores indicados pelo SINPAF para o Conselho Fiscal da Casembrapa, José Ferreira (titular) e Lucas Ednei Lima Santana (suplente), foram empossados na sexta-feira (6/3), na sede da Embrapa.

Por: Camila Bordinha | | Notícias gerais

Também tomaram posse os Conselheiros fiscais: os titulares Allan Castro Moraes, Paulo Ribeiro Rangel (indicados pela Embrapa) e Jucimar Barbosa (indicada pela FAEE); o suplente Amâncio Dias das Chagas (indicado pela Embrapa).

“Aceitei o convite da Diretoria Nacional porque acredito que precisamos ocupar os espaços que estão abertos a nossa participação e nada melhor do que ter um representante nosso, com acesso às contas e todos os procedimentos que são feitos dentro da Casembrapa. O meu compromisso é dar transparência aos processos, seja do que for bom ou ruim, e buscar uma solução junto à categoria”, declarou Lucas Ednei.

Para o presidente do Conselho de Administração da Casembrapa, Gerson Soares Alves Barreto, os representantes dos trabalhadores indicados pelo Sindicato são de extrema importância, pois o próprio SINPAF é uma peça fundamental, tanto fiscalizando quanto contribuindo para as demandas dos empregados da Embrapa para o plano de saúde. “Agradecemos a disposição dos novos conselheiros por se disponibilizarem e se comprometerem nesse árduo trabalho”, afirmou.

O presidente da Casembrapa, Alan Augusto dos Reis, também reforçou a relevância do Conselho Fiscal para a instituição e se comprometeu a “fornecer todo material e apoio possível para que os conselheiros fiscais consigam desenvolver um bom trabalho, tanto na análise de contas quanto com sugestões para melhorias dos processos.”

A vice-presidente do SINPAF, Alexandra Wickboldt Hellwing, reforçou que o plano de saúde é um dos melhores e maiores benefícios dos Empregados da Embrapa e que os Conselhos de Administração e Fiscal possuem um forte papel na manutenção dessa proteção. “Nesse momento, a maior preocupação dos nossos companheiros, que formam a base do SINPAF, é a continuação do benefício em tempos de PDI (Programa de Demissão Incentivada)”, registrou Alexandra.

Por sua vez, o presidente da Casembrapa afirmou que o Sindicato representa a voz dos beneficiários e tem um papel fundamental. “Esperamos que tragam as dúvidas e angústias dos beneficiários para que a gente, na medida do possível e, buscando sempre a sustentabilidade do plano, possa atender as demandas apresentadas pelo Sindicato”, disse Reis.

Também prestigiaram a cerimônia, o presidente do SINPAF, Marcus Vinícius Sidoruk Vidal, e o diretor administrativo-financeiro, Antônio Guedes. 

CONSELHO FISCAL – Composto por quatro membros titulares e quatro membros suplentes, sendo dois representantes dos trabalhadores (indicados pelo SINPAF e pela FAEE) e dois da patrocinadora, o Conselho Fiscal da Casembrapa é responsável por zelar pela gestão econômica e financeira do plano de saúde.

| Mais do Sinpaf

SINPAF inicia negociação do ACT da Codevasf por videoconferência

“Mesmo com a pandemia do coronavírus e conjuntura adversa, o SINPAF está ativo para lutar pelos direitos dos trabalhadores. Estamos em um período de restrições econômicas e até sanitárias, mas a nossa luta precisa continuar”, enfatizou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sideruk Vidal.

Saiba mais

Sindicatos devem ser comunicados sobre acordos individuais de redução de salário

No entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), “o afastamento dos sindicatos de negociações, entre empregadores e empregados, com o potencial de causar sensíveis prejuízos aos trabalhadores, contraria a própria lógica do Direito do Trabalho, que parte da premissa da desigualdade estrutural entre os dois polos da relação laboral”.

Saiba mais

Organizações analisam medida que reduz salários e não garante manutenção de empregos

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (MP 936/20), publicado pelo Governo Federal em resposta à crise gerada pela pandemia do Coronavírus, na última quinta-feira (2/4), permite a redução de salários, não garante que empregos formais e direitos sejam mantidos e afronta a Constituição Federal.

Saiba mais

SINPAF tem liminar favorável à manutenção do teletrabalho na Codevasf

A Diretoria Nacional do SINPAF, articulada com as Seções Sindicais que atendem trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf, ganhou na justiça recurso contra o Comunicado 5, emitido pela empresa na segunda-feira (30/03), que restringia ainda mais o trabalho remoto como medida protetiva para evitar a proliferação do Coronavírus.

Saiba mais

Codevasf ignora coronavírus e brinca com a vida dos trabalhadores

Diante dessa postura arbitrária, a assessoria jurídica do SINPAF está atuando para tomar todas as medidas judiciais cabíveis com o objetivo de garantir a segurança e a vida dos empregados.

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco