SINPAF lamenta falecimento da militante dos direitos das mulheres Nilceia Freire

Por: Camila Bordinha em Segunda, 30 Dezembro 2019 | Categoria: Notícias gerais

Como secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reuniu mais de 120 mil mulheres de todo o país e, em consequência dessa mobilização, publicou, no final de 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Sob sua condução, foram implementadas as mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento.

Nilceia atuou como médica, professora, pesquisadora, reitora da UERJ, dentre outras funções que desempenhou ao longo de sua trajetória, e também esteve sempre presente na luta das trabalhadoras filiadas ao SINPAF. 

 

Para o presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, Nilceia foi companheira de luta até o fim. “Nilceia fará grande falta na militância feminista brasileira na atual situação brasileira, quando as mulheres vêm sofrendo fortes ataques em direitos conquistados há anos. Mas tenho certeza de que deixou sua marca e grande exemplo a ser seguido pelas novas militantes, que têm o dever de seguir o seu legado", afirmou Carlos Henrique.