SINPAF lamenta falecimento da militante dos direitos das mulheres Nilceia Freire

Faleceu nesta segunda-feira (30/12), no Rio de Janeiro, a militante pelos direitos das mulheres e ex-Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo Lula, Nilceia Freire, que tornou o Brasil líder e referência em políticas públicas para mulheres.

Por: Camila Bordinha | | Notícias gerais

Como secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reuniu mais de 120 mil mulheres de todo o país e, em consequência dessa mobilização, publicou, no final de 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Sob sua condução, foram implementadas as mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento.

Nilceia atuou como médica, professora, pesquisadora, reitora da UERJ, dentre outras funções que desempenhou ao longo de sua trajetória, e também esteve sempre presente na luta das trabalhadoras filiadas ao SINPAF. 

 

Para o presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, Nilceia foi companheira de luta até o fim. “Nilceia fará grande falta na militância feminista brasileira na atual situação brasileira, quando as mulheres vêm sofrendo fortes ataques em direitos conquistados há anos. Mas tenho certeza de que deixou sua marca e grande exemplo a ser seguido pelas novas militantes, que têm o dever de seguir o seu legado", afirmou Carlos Henrique. 

| Mais do Sinpaf

SINPAF Pesagro negocia indenização trabalhista com a diretoria da empresa

Em 44 anos de fundação, a Pesagro implementou diversos Planos de Cargos e Salários, mas nunca os executou em sua integralidade nem homologou o documento para obter o reconhecimento da Justiça do Trabalho. Para resolver esse impasse, o SINPAF ingressou na justiça e conseguiu, em todas as instâncias judiciais, que o Estado indenize os empregados por todos esses anos de descumprimento do Plano de Cargos e Salários.

Saiba mais

Aposentadoria, estamos preparados?

É necessário alertar para a existência de diferenças no processo de enfrentamento dessa etapa da vida, levando em consideração fatores psicológicos, pessoais, culturais e sociais a que os trabalhadores estão submetidos.

Saiba mais

ACT Embrapa 2020-2021: CNN prorroga calendário de avaliação da pauta de reivindicação

A Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF esteve reunida na sede do Sindicato no último final de semana e prorrogou todo o calendário de avaliação da pauta de reivindicação dos empregados da Embrapa para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do período 2020-2021.

Saiba mais

STF vai julgar ação do reajuste do FGTS em maio

No dia 6 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se o uso da Taxa Referencial (TR) para corrigir os saldos das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é constitucional ou não. Atualmente, cerca de 400 mil ações estão paradas em instâncias inferiores aguardando a decisão do Supremo.

Saiba mais

SINPAF participa de reunião em defesa do serviço público

A Diretoria Nacional do SINPAF participou, nesta quinta-feira (16/1), de uma reunião, na sede da CUT Brasília, com as entidades que representam servidores e empregados públicos e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que representam diversos movimentos sociais brasileiros.

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco