SINPAF lamenta falecimento da militante dos direitos das mulheres Nilceia Freire

Faleceu nesta segunda-feira (30/12), no Rio de Janeiro, a militante pelos direitos das mulheres e ex-Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo Lula, Nilceia Freire, que tornou o Brasil líder e referência em políticas públicas para mulheres.

Por: Camila Bordinha | | Notícias gerais

Como secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reuniu mais de 120 mil mulheres de todo o país e, em consequência dessa mobilização, publicou, no final de 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Sob sua condução, foram implementadas as mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento.

Nilceia atuou como médica, professora, pesquisadora, reitora da UERJ, dentre outras funções que desempenhou ao longo de sua trajetória, e também esteve sempre presente na luta das trabalhadoras filiadas ao SINPAF. 

 

Para o presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, Nilceia foi companheira de luta até o fim. “Nilceia fará grande falta na militância feminista brasileira na atual situação brasileira, quando as mulheres vêm sofrendo fortes ataques em direitos conquistados há anos. Mas tenho certeza de que deixou sua marca e grande exemplo a ser seguido pelas novas militantes, que têm o dever de seguir o seu legado", afirmou Carlos Henrique. 

| Mais do Sinpaf

Comunicado sobre o recesso de Carnaval no SINPAF

A Diretoria Nacional do SINPAF informa aos filiados que, em virtude do feriado de Carnaval, a sede do Sindicato, em Brasília-DF, não funcionará de segunda (24) a quarta-feira (26).  As atividades voltarão à normalidade na quinta-feira (27), de 8h às 17h.

Saiba mais

SINPAF divulga novo calendário das Plenárias Regionais 2020

As informações e a pauta das Plenárias serão enviadas por e-mail para todas as Seções Sindicais.

Saiba mais

SINPAF retoma contato com filiados e participa de assembleia na Embrapa Cerrados que aprovou pauta de reivindicação

Nesta quinta-feira (20/2), a nova Diretoria Nacional do SINPAF (DN) retomou o contato com os filiados, começando as visitas pela Embrapa Cerrados, em Planaltina-DF, há cerca de 40 km de Brasília-DF.

Saiba mais

SINPAF indica novos membros da Comissão Eleitoral do Consad da Embrapa e pede prorrogação do Pleito

A Embrapa já nomeou os três representantes dos trabalhadores na Comissão Eleitoral para o Conselho de Administração (Consad), indicados pela Diretoria Nacional do SINPAF. Os novos membros são: Marco Antônio da Cruz Borba (Embrapa Cerrados), Shirley da Luz Soares Araújo (Embrapa Cerrados) e José Ferreira (Embrapa Sede).

Saiba mais

Nova direção do SINPAF retoma relação com movimento social e sindical

A solenidade de posse da Diretoria Nacional do SINPAF, realizada na última sexta-feira (14/2), na sede do Sindicato em Brasília-DF, contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre filiados, seções e centrais sindicais, instituições ligadas às empresas da base (Embrapa, Codevasf, Emepa, Emparn e Pesagro) e diversos representantes de organizações, movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores de empresas e serviços públicos.

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco