Chapa 1 vence as eleições para a Diretoria Nacional e Auditoria Fiscal do SINPAF

Comissão Eleitoral Central acaba de divulgar ata final da apuração

Por: Assessoria de Comunicação do SINPAF | | Notícias gerais

Com 46, 58% dos votos válidos, a Chapa 1 - Transparência e Responsabilidade foi a vencedora da eleição para a Diretoria Nacional do SINPAF para o triênio 2013-2016. Encabeçada pelo Analista da Embrapa Clima Temperado Júlio Guerra, a Chapa 1 obteve 1.923 votos.

A eleições para a Diretoria Nacional do SINPAF aconteceram em 17 e 18/09, em 50, das 52 Seções Sindicais do SINPAF em todo o país (Pesagro Niterói e Pesagro Campos, devido a problemas de inadimplência). Participaram da votação 8.161 filiados ao Sindicato.

Comissão Eleitoral Central na contagem de voto.

O processo de apuração iniciou na quinta-feira (19), um dia após as votações. Primeiramente, a Comissão Eleitoral Central (CEC) fez o cruzamento das informações enviadas pelas Comissões Eleitorais Locais (atas e mapas de votação), para conferir se o número de votantes de cada lista de assinatura era compatível ao número de votos referente àquela urna. “Esse cuidado garante a lisura e evita qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral”, justificou o membro da CEC, Marcelo Chagas.

Algumas Comissões Eleitorais Locais atrasaram no envio do material para apuração e ontem (segunda-feira) a Comissão Eleitoral Central emitiu um comunicado para todas as Seções Sindicais em atraso, estipulando como prazo máximo para o recebimento até às 12 horas desta terça-feira.

A CEC passou a tarde de hoje finalizando a contagem dos votos válidos.

Auditoria Fiscal Nacional

A Chapa 1 - Transparência e Responsabilidade também foi a vencedora do pleito na escolha da Auditoria Fiscal Nacional, com 1.662 votos, o equivalente a 40,5% dos votos válidos. Apesar de estar na mesma cédula e poderem estar vinculados à mesma chapa, a escolha para a Auditoria Fiscal Nacional se dá de forma independente da escolha para a Diretoria Nacional.

O filiado tinha a liberdade de votar em uma chapa para a DN e em outra, para a AFN. Isso justifica a diferença entre o número de votos entre a Diretoria Nacional e a Auditoria Fiscal Nacional.

Impugnações Pelo não cumprimento do prazo para o envio do material para a apuração (até às 12 horas desta terça-feira, 24), foram anulados os votos das urnas das Seções Sindicais Pará e Rondônia; e, por problemas diversos, foram impuganadas as urnas das seguintes Seções Sindicais:

  • SS Codevasf Sede – Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Codevasf Teresina - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna e falta de comprovação de afastamento ou pagamento de dois eleitores.
  • SS Fortaleza - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Teresina - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Codevasf Juazeiro - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Londrina - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Cruz das Almas - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS EMPARN - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Campinas / Jaguariúna (urna Meio Ambiente) - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Codevasf Montes Carlos (urnas da PGO e Sede) - Incompatibilidade entre o número de assinantes nas listas de votação e de votos nas urnas.
  • SS Codevasf Montes Carlos (Morada Nova) – Não apresentou ata de votação.
  • SS Dourados – Por ter computado o voto de um não filiado e por haver incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e devotos na urna.
  • SS Agroindústria de Alimentos - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Florestas - Por ter computado o voto de um não filiado e por haver incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Caprinos – Urna 1: por ter computado o voto de um filiado inápto para a votação e por haver incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna; Urna 2: incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Acre - Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna.
  • SS Codevasf Aracaju (urna 2) – Por ter permitido que pessoa não filiada votasse.
  • SS Embrapa Aracaju - urnas 1 e 2: Incompatibilidade entre o número de assinantes na lista de votação e de votos na urna; Urna 4: Por conter dois votantes na lista, sem a comprovação de filiação.
  • SS Embrapa Gado de Leite (urna 3) – Falta de comprovação de aptidão para votar de dois eleitores.
  • SS Bento Gonçalves - (urna 3) - Falta de comprovação de aptidão para votar de um eleitor.

Todo o material para a apuração é enviado pelas Comissões Eleitorais Locais para a CEC por e-mail, porém, conforme determinação do Regimento Eleitoral do SINPAF (Art. 18), as CELs devem guardar os originais por até 30 dias após a promulgação do resultado final da eleição. A medida visa garantir a recontagem de votos, caso a mesma se faça necessária por via judicial.

Resultado Final – Total de votos Válidos

  • Total de votantes: 8.161
  • Total de votos válidos: 4.128

Direção Nacional

  • Chapa 1 - Transparência e Responsabilidade: 1.923
  • Chapa 2 – SINPAF Livre e Forte: 1.202
  • Chapa 3 -Reconstrução & Compromisso Para um SINPAF em Sintonia com a Base : 669 Bracos: 149 Nulos: 185

Auditoria Fiscal Nacional

  • Chapa 1 - Transparência e Responsabilidade: 1.662
  • Chapa 2 - SINPAF Livre e Forte: 1.009
  • Chapa 3 - Reconstrução & Compromisso Para um SINPAF em Sintonia com a Base: 688 Brancos: 602 Nulos: 157
Mais informações sobre o processo eleitoral, podem ser obtidos no blog da Comissão Eleitoral Central: http://comissaoec2013.blogspot.com.br/

| Mais do Sinpaf

Embrapa Algodão fecha laboratório e intensifica desmonte do centro de pesquisa em Campina Grande-PB

A Unidade atende diversos parceiros do setor produtivo envolvendo pequenos, médios e grandes produtores, além da indústria. Mais de 30 instituições de pesquisa e de ensino inseridas no polo de inovação de Campina Grande e região também são beneficiadas.

Saiba mais

Processo dispersão das letras será julgado dia 20 de novembro

Em todas as instâncias anteriores, a justiça rejeitou os recursos apresentados pela União em virtude da inadequação dos fatos requeridos, o que pode ser um ponto favorável para os trabalhadores.

Saiba mais

Senado aprova a reforma mais cruel para trabalhadores e viúvas

As novas regras endurecem o acesso à aposentadoria e pensões dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como para suas viúvas, viúvos e seus dependentes. As mudanças passam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2020.

Saiba mais

SINPAF Nacional está sem internet e telefone nesta segunda-feira (21/10)

A Diretoria Nacional do SINPAF informa que a Sede do Sindicato, em Brasília-DF, está desde às 8h sem telefone e internet, devido a um problema técnico que ocorreu na região. 

Saiba mais

Mentiras e acusações infundadas enfraquecem a representatividade do SINPAF

Impugnações de urnas acontecem nos mais diversos processos eleitorais e não é novidade alguma para o SINPAF em eleições anteriores, especialmente quando há divergência entre o número de cédulas depositadas nas urnas e o documento que comprova o comparecimento dos eleitores à votação, por exemplo. 

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco