SINPAF e Codevasf assinam acordo coletivo 2018-2020

Para o ACT com data-base em 1º de maio de 2018, o reajuste será de 1,69%, INPC integral desse período, aplicado sobre os salários a partir de janeiro de 2019 e, o ACT com data-base em 1º de maio de 2019, o índice de reajuste sobre os salários será de 70% do INPC desse ano (5,07%), o que corresponde a 3,55%. 

Por: Vânia Ferreira | | Notícias gerais

SINPAF e Codevasf assinam acordo coletivo 2018-2020

Em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta segunda-feira (1º de julho), o SINPAF e a Codevasf assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do período de 1º/5/2018 a 30/4/2020, conforme deliberação da categoria em assembleias gerais realizadas nos dias 25 e 26 de junho.

As cláusulas sociais serão mantidas integralmente, com vigência até 30/4/2020.

REAJUSTES – Para o ACT com data-base em 1º de maio de 2018, o reajuste será de 1,69%, INPC integral desse período, aplicado sobre os salários a partir de janeiro de 2019.

Porém, esse reajuste não recairá sobre as funções gratificadas e cargos comissionados, os quais terão seus valores congelados no período de 1º de maio de 2018 a 30 de abril de 2019.

Já para o ACT com data-base em 1º de maio de 2019, o índice de reajuste sobre os salários será de 70% do INPC desse ano (5,07%), o que corresponde a 3,55%.

Nesse caso, haverá retroatividade à data-base da categoria (1º de maio) e aplicação de reajuste sobre funções gratificadas e cargos comissionados.

AUDIÊNCIA – Durante a audiência, o presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, considerou que, apesar de todo o esforço do TST, o Acordo Coletivo não contempla totalmente a expectativa da categoria.

O Ministro Renato de Lacerda Paiva reiterou que, de fato, nesse momento político não há espaço para avançar, mas que os trabalhadores precisam permanecer firmes em “suas trincheiras”.

“Quero agradecer pela existência dos sindicatos. Eu quero negociar com sindicatos fortes e representativos como o SINPAF e encontrar a melhor solução para os conflitos", ponderou o vice-presidente do TST.

Clique aqui e leia o ACT assinado. 

 

 

 

| Mais do Sinpaf

Comunicado sobre o recesso de Carnaval no SINPAF

A Diretoria Nacional do SINPAF informa aos filiados que, em virtude do feriado de Carnaval, a sede do Sindicato, em Brasília-DF, não funcionará de segunda (24) a quarta-feira (26).  As atividades voltarão à normalidade na quinta-feira (27), de 8h às 17h.

Saiba mais

SINPAF divulga novo calendário das Plenárias Regionais 2020

As informações e a pauta das Plenárias serão enviadas por e-mail para todas as Seções Sindicais.

Saiba mais

SINPAF retoma contato com filiados e participa de assembleia na Embrapa Cerrados que aprovou pauta de reivindicação

Nesta quinta-feira (20/2), a nova Diretoria Nacional do SINPAF (DN) retomou o contato com os filiados, começando as visitas pela Embrapa Cerrados, em Planaltina-DF, há cerca de 40 km de Brasília-DF.

Saiba mais

SINPAF indica novos membros da Comissão Eleitoral do Consad da Embrapa e pede prorrogação do Pleito

A Embrapa já nomeou os três representantes dos trabalhadores na Comissão Eleitoral para o Conselho de Administração (Consad), indicados pela Diretoria Nacional do SINPAF. Os novos membros são: Marco Antônio da Cruz Borba (Embrapa Cerrados), Shirley da Luz Soares Araújo (Embrapa Cerrados) e José Ferreira (Embrapa Sede).

Saiba mais

Nova direção do SINPAF retoma relação com movimento social e sindical

A solenidade de posse da Diretoria Nacional do SINPAF, realizada na última sexta-feira (14/2), na sede do Sindicato em Brasília-DF, contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre filiados, seções e centrais sindicais, instituições ligadas às empresas da base (Embrapa, Codevasf, Emepa, Emparn e Pesagro) e diversos representantes de organizações, movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores de empresas e serviços públicos.

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco