Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Imediata investigação, apuração e punição dos assassinos de Uilson de Sá

29 de novembro de 2022
Por: Camila Bordinha

A Diretoria Nacional do SINPAF vem a público manifestar sua indignação e repúdio pelo bárbaro e covarde assassinato de Uilson de Sá da Silva, importante liderança da comunidade tradicional de catadoras(es) de mangaba, Bairro Santa Maria, em Aracaju, Sergipe, encontrado por familiares, no último dia 28, em sua residência, com sinais de extrema violência.

Uilson de Sá lutava, em conjunto com quase 50 famílias, pela conservação das últimas áreas de mangabeiras nativas localizadas entre os bairros 17 de Março e Santa Maria, em Aracaju-SE. Essas famílias extrativistas utilizam essas áreas como fonte de renda e produção de alimentos há mais de 80 anos.

O assassinato de Uilson de Sá tem todos os indícios de um crime encomendado, pois nos últimos anos, as catadoras e catadores de mangaba têm sofrido constantes e sistemáticas ameaças de expropriação dos seus territórios, materializadas pela derrubada das mangabeiras e outras espécies arbóreas para a construção de conjuntos residenciais patrocinados pela especulação imobiliária. Importante destacar que Uilson de Sá vinha recebendo ameaças de morte, fato que o incluiu no Programa de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH).

Uilson de Sá lutava para que o Estado transformasse a totalidade dos territórios tradicionais em uma unidade de conservação onde a comunidade continuasse exercendo suas práticas e saberes com autonomia.

Investigação e justiça já!

A luta de Uilson de Sá continuará!

Leia mais