Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Embrapianos também querem a esperança de volta: Fora Moretti! Fora Consad!

24 de março de 2023
Por: Camila Bordinha

Celso Moretti está na presidência da Embrapa há quase 1 mandato presidencial, desde que, em julho de 2019, assumiu interinamente devido à queda do seu antecessor, Sebastião Barbosa. Sua indicação e de sua diretoria executiva, a nomeada Gestão Moretti, veio por meio da ascensão de Bolsonaro.

Junto com eles, e ratificado pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad), iniciaram-se absurdos como a redução de orçamento público para a pesquisa agropecuária, redução do quadro de pessoal, extinção de atividades e terceirização de funções essenciais, sucateamento e venda de estruturas, gasto exorbitante com o ineficiente sistema administrativo ERP/SAP, assédio moral, desrespeito com os aposentados, degradação dos salários, auxílio alimentação e ameaça ao plano de saúde, entre outros que ainda seguem seu curso.

Além de tudo, também houve várias tentativas de calar os trabalhadores e as trabalhadoras, como o impedimento de liberação para atividades sindicais e a expulsão das seções sindicais do SINPAF das unidades da empresa.

Desde que o desgoverno assumiu, a sociedade brasileira soube claramente que o projeto era privatizar todas as empresas públicas nacionais, sem exceção. Para isso, foi criada uma Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados. Não caberia um nome mais propício para a intenção do desgoverno: de privatizar, retirar recursos para enfraquecer e entregar tudo para os grandes empresários.

Foram quase quatro dos 50 anos de Embrapa, que serão comemorados em junho deste ano. Foram tempos nebulosos para a responsabilidade social que a empresa carrega para o Brasil e para o mundo.

Agora, a esperança de continuar o projeto de desenvolvimento do Brasil retomou as ruas, nas organizações, nos departamentos, nas instituições públicas, em todo lugar que se queira produzir política pública de qualidade, contra a desigualdade social, o desemprego, a fome, entre outras.

Mas essa esperança ainda não chegou na Embrapa! Infelizmente, a Gestão Moretti, residual do bolsonarismo, ainda impera com seus desmandos e continua seguindo o projeto privatista, que promove o desmonte da empresa e de suas pesquisas, assim como atinge diretamente suas trabalhadoras e seus trabalhadores.

A Embrapa tem papel fundamental para o projeto do Governo Lula que, entre tantos problemas alastrados pelo desgoverno, tem prioridade em extinguir a fome dos mais de 33 milhões de brasileiros que estão nesta situação. Por isso, também, a Pesquisa Agropecuária não pode mais esperar, é preciso mudar agora!

O SINPAF, representante legítimo das trabalhadoras e dos trabalhadores da Embrapa, pede Fora Moretti e Consad! Porque queremos nossa esperança de volta.

Diretoria Nacional do SINPAF

Subscrevem as Seções Sindicais:

Acre

Agrobiologia

Algodão

Amapá

Aracaju

Bagé

Bento Gonçalves

Campinas e Jaguariúna

Cenargen

Cerrados

Concórdia

Cruz das Almas

Dourados

Embrapa Sede

Florestas

Fortaleza

Gado de Leite

Goiânia

Hortaliças

Londrina

Pantanal

Pará

Passo Fundo

Pelotas

Solos

Sinop

Teresina

Tocantins

Leia mais