Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

EMBRAPA MARCA CALENDÁRIO DAS RODADAS DE NEGOCIAÇÕES DO ACT 2016-2017

20 de abril de 2016
Por: Rogério Rios

Na tarde desta quarta-feira (20/4), a Diretoria Nacional do SINPAF reuniu-se com a Comissão de Negociação da Embrapa para definir os procedimentos e o calendário das rodadas de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2017.

Já na primeira reunião, a comissão da empresa usou o mesmo argumento da mídia, de que o Brasil está em crise e isso afetará as negociações, principalmente as cláusulas econômicas.

De acordo com a chefe da Comissão da Embrapa, Clarice Oliveira, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) ainda não informou nenhuma posição sobre o percentual de reajuste. Contudo, a discussão das cláusulas seguirá a sequência da pauta inicial de reivindicação.

O presidente do SINPAF, Julio Guerra, destacou que o sindicato está acompanhando o cenário político e econômico do país, mas que as negociações devem ter avanços. “O trabalhador não pode pagar a conta sozinho”.

 

Data-base: a Embrapa prorrogou a data-base da categoria por apenas 30 dias, a contar de 1º de maio, com a garantia da retroatividade e do ACT vigente. Ao final do período, caso seja necessário, a empresa poderá prorrogar por mais 30 dias.

O SINPAF registrou na Ata da reunião que a pauta de reivindicação foi entregue à Embrapa desde o dia 18 de dezembro de 2015 para antecipar o processo de discussão, sem prejuízos para os trabalhadores. Com isso, o sindicato propôs prorrogação para 60 dias, mas a empresa não acatou.

 

Calendário das rodadas de negociações:

Todas as mesas de negociações serão realizadas na sede da Embrapa, a partir das 14h, nos seguintes dias: 11/5, 12/5, 17/5, 18/5, 24/5 e 25/5.

 

Documentos:

Clique aqui e leia a Ata da reunião inicial

Clique aqui e leia a Carta da Embrapa

 

Leia mais