Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Embrapa aprova reajuste do plano de saúde sem oferecer recomposição aos trabalhadores

11 de novembro de 2022
Por: Larissa Sarmento

Nesta quarta-feira (9), em reunião do Conselho de Administração da Casembrapa (CAD) foi aprovado o reajuste do plano de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa.

O reajuste foi de 20,27%, o que aumenta a contribuição mensal do associado de 5,19% para 6,24% do salário. Essa nova medida passa a valer a partir da próxima folha de pagamento, referente ao mês de dezembro.

Membro do Conselho Administrativo da Casembrapa e diretor nacional do SINPAF, Felipe Pilger, esteve presente na reunião e votou contra a proposta, mesmo sabendo da necessidade de recomposição da receita da Casembrapa, que vem utilizando as reservas para se manter. Ele entende que essa decisão deveria ter esperado o final da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da Embrapa com seus empregados. “É culpa do atual governo que não recompôs nossos salários nesse período, pois se aumentar nosso salário, automaticamente aumenta o valor que contribuímos com o plano”, ressalta.

O representante da Federação das Associações dos Empregados da Embrapa (FAEE), Cássio Curi também votou contra e alegou que fez uma solicitação para que esse aumento só acontecesse a partir de fevereiro. “Infelizmente não conseguimos emplacar essa proposta de adiamento do reajuste”, completa.

Também participaram da reunião do CAD, dois representantes da Embrapa (um deles presidente do CAD). A votação para o aumento do plano ficou empatada com dois votos a favor e dois contra. O voto de minerva para o reajuste imediato foi do presidente do CAD que é representante da Embrapa.

Leia mais