Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Diretoria Nacional do SINPAF participa da 13º Jornada Nacional de Debates do Dieese

8 de março de 2017
Por: Rogério Rios

O diretor de Formação Sindical, Roberto Ottoni Scaramello, representou a Diretoria Nacional do SINPAF na 13ª Jornada Nacional de Debates do Departamento Intersindical de estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado nesta segunda-feira (7/3), no Teatro dos Bancários, em Brasília-DF.

O evento teve como tema a Proposta de Emenda à Constituição 287 de 2016 (PEC 287), publicada pelo Governo Federal e que trata do desmonte da Previdência Social. Para subsidiar o debate, o Dieese apresentou a Nota Técnica ‘PEC 287: A minimização da Previdência pública’, produzida pela própria organização. Clique aqui para ler o documento

De acordo com Scaramello, o encontro foi esclarecedor. “Ter acesso a essa análise do Dieese é importante para todos os Sindicatos e organizações que atuam na luta dos direitos sociais porque a PEC sugere alterações que podem provocar retrocessos em direitos históricos conquistados com muita luta”, disse o diretor.  

Calculadora da Aposentadoria – No evento também foi apresentada a Calculadora de Aposentadoria, um aplicativo desenvolvido para calcular o tempo para a aposentadoria, pelas regras atuais e pela proposta do governo, além dos percentuais do benefício total a que o trabalhador tem direito hoje e terá no futuro, caso a PEC seja aprovada. Clique aqui e acesse a calculadora 

O aplicativo está disponível para download em smartphones que operam com Android, na Play Store, com o nome DIEESE. Em breve, também poderá ser baixado para o IOS, do Iphone, na App Store. A Calculadora também pode ser usada diretamente, sem download, no site do DIEESE e no das Centrais Sindicais (CUT, CTB, CSP, CSB, CGTB, UGT, NCST, Intersindical e Força Sindical).

Leia mais