Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Diretoria Nacional do SINPAF articula ação para a saúde do trabalhador em Petrolina (PE) e Barbalha (CE)

31 de janeiro de 2023
Por: Larissa Sarmento

Entre os dias 23 e 27 de janeiro o presidente nacional do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk  Vidal, o diretor suplente de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Sérgio Cobel, e o diretor suplente de Formação Sindical, Maurício Castelo Branco visitaram os municípios de Petrolina (PE) e Barbalha (CE).

O objetivo da viagem foi construir com as seções sindicais locais e com a base um plano de ação voltado para a saúde do trabalhador e da trabalhadora, envolvendo palestras e eventos de conscientização. 

Durante a viagem, os representantes da Diretoria Nacional tiraram dúvidas dos trabalhadores sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, sobre formação sindical, assuntos jurídicos e colheram sugestões para os temas das palestras de saúde que serão promovidas em breve.  

A viagem começou com o presidente do SINPAF e os dois diretores na sede da Codevasf em Petrolina, onde foram recebidos pelo presidente da seção sindical Maurilio Moura Reis, e pelo diretor Paulo José Silva.

No mesmo dia visitaram também o Distrito de Irrigação Nilo Coelho onde realizaram uma roda de conversa com a presença do gerente executivo Paulo Henrique Pessoa Sales,o gerente administrativo e financeiro  Flávio Teixeira de Souza, a coordenadora de RH Lindineide Ferreira da Costa e os  dirigentes de base da seção local Cícero Batista dos Santos e Manoel Souza. Também participaram representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Medicina e Segurança do Trabalho e supervisores do distrito. O intuito foi a construção  de um plano de ação voltado para a saúde do trabalhador. Ao final das falas foi criado um comitê formado por quatro integrantes do próprio Distrito que apresentará propostas de data, formato e tema do evento sobre saúde do trabalhador e meio ambiente que será promovido pela Diretoria Nacional.

No dia seguinte, visitaram a Embrapa Semiárido, também localizada em Petrolina, e contaram com a presença do diretor de Formação Sindical Local Jorge Severo e o diretor suplente de Relações Institucionais do SINPAF, Paulo Roberto.  Na ocasião conversaram com trabalhadores de vários setores da unidade, aproveitando para tirar dúvidas de filiados e não filiados. 

Depois, os diretores Sérgio Cobel e Maurício Castelo Branco seguiram para o Campo Experimental da Embrapa Algodão na cidade de Barbalha, no Ceará, para também articularem as ações de saúde do trabalhador. 

Leia mais