Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Dieese participará das negociações dos ACTs 2017/2018 do SINPAF

24 de fevereiro de 2017
Por: Rogério Rios

O presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Max Leno, reuniram-se, na tarde nesta quinta-feira (23/2), para definirem a participação da instituição nas negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) 2017/2018 da Embrapa e da Codevasf.

De acordo com Leno, o Dieese contribuirá, ainda, prestando assessoria econômica para as demais ações do Sindicato, inclusive com palestras durante algumas Plenárias Regionais do SINPAF, que acontecerão entre março e maio. “Essa reunião é o resgate da parceria entre as duas organizações”, explicou Max Leno.

Para o presidente do SINPAF, a assessoria do Dieese é de grande importância para o Sindicato porque agrega a informação técnica, fundamental aos debates, tanto sobre as reformas do governo quanto para embasar as negociações dos ACTs. “Com a assessoria do Dieese, teremos mais uma segurança técnica para o enfrentamento com as empresas e com o governo para os assuntos da categoria”, afirmou Garcia.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Outro assunto discutido no encontro foi a Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal por meio da Proposta de Emenda à Constituição 287 de 2016 (PEC 287).

De acordo com Max Leno, a PEC é uma reforma ampla, que atingirá tanto os trabalhadores do setor privado quanto do setor público, e que altera o tempo de contribuição, a idade de aposentadoria, os benefícios especiais, como a aposentadoria para as mulheres que, agora, irão se igualar a dos homens, entre tantos outros.

“É preciso repassar as informações sobre a reforma para que a sociedade possa entender as mudanças que afetarão a todos os trabalhadores”, alertou Leno.

JORNADA DE DEBATES – Max Leno também aproveitou a oportunidade para convidar o SINPAF para participar da Jornada Nacional de Debates do Dieese, que acontecerá em 18 escolas regionais do departamento no Brasil. Os eventos, que discutirão sobre a Reforma da Previdência, serão abertos ao público.

Em Brasília, o evento ocorrerá no dia 7 de março, às 14h30, no Teatro dos Bancários, que fica na SQS 314/315.

NOTA TÉCNICA – O Dieese lançou, nesta semana, em parceira com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), um documento-síntese com o tema Previdência: reformar para excluir?

De acordo com o próprio documento, “o estudo é um convite dos autores para um debate amplo, plural e democrático, mobilizados em defesa da cidadania conquistada com a promulgação da Constituição de 1988”, sobre a reforma da Previdência Social Brasileira.

Clique aqui e leia o documento completo

Leia mais