Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Dia Internacional da Mulher: confira as ações das Seções Sindicais do SINPAF

9 de março de 2017
Por: Rogério Rios

Diversas Seções Sindicais do SINPAF realizaram atividades no Dia Internacional da Mulher, ontem (8/3), lembrando as lutas e as conquistas das mulheres ao longo dos anos. Além da Assembleia Geral, convocada pela Diretoria Nacional para deliberar sobre a mobilização contra a PEC 287, o dia foi marcado por atos contra a situação das mulheres no cenário de desmonte da Previdência, a desigualdade de gênero e as dificuldades impostas pelo mercado de trabalho.

No caso da Embrapa, ainda houve protestos com a falta de solução para o problema dos 15 minutos de descanso na intrajornada entre o experiente e a hora-extra. Confira, abaixo, as manifestações do SINPAF pelo Brasil:

SS PANTANAL – A Seção Sindical Pantanal realizou duas palestras sobre as conquistas e os desafios das políticas públicas na vida das mulheres e a situação delas no mercado de trabalho. Muitas empregadas trabalharam de roupa preta – e alguns colegas homens também, em solidariedade – em protesto aos 15 minutos de descanso obrigatório na Embrapa.

A pedagoga Cristiane Sant’Anna de Oliveira, militante da Marcha Mundial das Mulheres e integrante do Coletivo de Mulheres Dorcelina Folador, descreveu várias conquistas obtidas pelas mulheres ao longo do tempo: o voto, direitos relacionados à saúde, educação e assistência social, a lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher, entre outras. Ela também abordou a reforma na previdência, a licença-maternidade e questões como a representatividade em espaços de poder.

A professora Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini, do curso de Psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), câmpus Pantanal, explicou sobre o conceito de gênero e apresentou um vídeo em que o racismo era discutido e comparado ao machismo.

 

 

SS TOCANTINS – Na Seção Sindical Tocantins, as mulheres, vestidas com a camiseta da campanha do SINPAF ‘15 minutos: Nosso Direito, Nossa Escolha’, confeccionaram cartazes artesanais para pregarem nas portas do local de trabalho. Em seguida, foi servido um café da manhã em homenagem às trabalhadoras.

 

SS MARANHÃO – A Seção Sindical Maranhão ofereceu um café da manhã pelo Dia Internacional da Mulheres, após uma serenata promovida em parceria com a Embrapa e a AEE (Associação dos Empregados da Embrapa).

 

SS SOLOS – As trabalhadoras da Seção Sindical Solos aderiram às manifestações de rua do Dia Internacional da Mulher realizadas no Rio de Janeiro. 

 

 

SS LONDRINA 

 

SS FLORESTAS 

 

SS CRUZ DAS ALMAS – A Seção Sindical Cruz das Almas promoveu um café da manhã em homenagem às mulheres.

 

SS PARNAÍBA

 

Leia mais