Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Dia do Basta SINPAF: Embrapa propõe primeiro índice para o ACT 2022/2023

23 de setembro de 2022
Por: Rogério Rios

Organizado pelo SINPAF para pressionar a Embrapa, o Dia do Basta surtiu efeito na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023. A reunião, que começou às 9h desta sexta-feira (23/9), foi interrompida por quase uma hora pela Comissão de Negociação da empresa, para conversar com a sua Diretoria Executiva, e retornou com uma proposta de 60% do IPCA do período para reajuste salarial. Esse índice não recompõe a inflação de 1º de maio 2021 a 30 de abril de 2022 (12,47% pelo INPC), conforme reivindicado pelo Sindicato.

O índice apresentado também não se estende às demais cláusulas econômicas e benefícios, ficando restrita somente aos salários, assim como não contempla a retroatividade. Isso significa que a categoria perderia o reajuste de cinco meses, entre maio e setembro, que foi o período de atraso nas negociações provocado pela própria empresa.

A princípio, a proposta da Embrapa compõe mudanças e avanços em algumas cláusulas sociais, que foram discutidas ao longo das 12 reuniões realizadas entre as comissões. Um exemplo apresentado hoje foi a mudança da cláusula de adoção, que excluiu a limitação da idade do filho para a licença do empregado. Atualmente, a criança precisa ter idade de até 1 ano para que o adotante possa usufruir da licença.

A Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF, por sua vez, comprometeu-se a analisar as cláusulas da proposta em 10 dias úteis. “O mínimo que os trabalhadores e as trabalhadoras esperam é a recomposição das perdas do período e a retroatividade à data base, mas a CNN recebeu a proposta para análise, com a garantia de prorrogação do ACT vigente,” afirmou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

O ACT vigente foi prorrogado por mais 30 dias e a próxima reunião será realizada presencialmente, em Brasília-DF, às 8h30 de 7 de outubro.

Clique aqui e leia a ata.

DIA DO BASTA

Durante a negociação do acordo coletivo pelas comissões do Sindicato e da empresa, a categoria esteve mobilizada na porta da Sede da Embrapa, em Brasília-DF, e nas 41 Seções Sindicais do SINPAF em unidades da empresa espalhadas em todas as regiões brasileiras.

Clique aqui e assista como foram os atos em todo o país.

Clique aqui para ver as fotos do Dia do Basta em Brasília. 

Leia mais