Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Dia do Basta mobiliza trabalhadores da Embrapa de todo Brasil

26 de setembro de 2022
Por: Rogério Rios

Na última sexta-feira (23) trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa, de todo o Brasil, pararam para o Dia do Basta- ato nacional que reuniu a categoria com o objetivo de pressionar a Embrapa a apresentar um índice econômico de reajuste salarial e atender às reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho que foram negligenciadas.

A mobilização, que teve sua centralização em Brasília, reuniu cerca de 200 pessoas na sede da Embrapa. Os manifestantes chegaram na Embrapa por volta das 7h30 da manhã para panfletarem e conscientizar os trabalhadores e gestores que chegavam no local.

Enquanto a manifestação acontecia do lado de fora da empresa, lá dentro a Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN) e comissão da Embrapa se reuniram para a 12ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho que até momento não tinha uma proposta de reajuste.

De acordo com o dirigente da Seção Sindical Dourados, José Vicente da Silva Magalhães que acompanhou o ato, esperar por 12 reuniões com a empresa sem nenhum posicionamento sobre reajuste e valorização da categoria é uma situação que constrange a todos. “Chegamos no nosso limite”, completa.

O SINPAF articulou a mobilização com as seções de todas as regiões. Em transmissão online e ao vivo os trabalhadores e trabalhadoras mostraram como estava a mobilização em suas seções. Participaram as Seções Sindicais do Pará, Cruz das Almas, Maranhão, Passo Fundo e Pantanal que tiveram atos em suas unidades. Até o momento, o vídeo que mostra o Dia do Basta já contabilizou 1.151 visualizações.

 

Proposta de Embrapa

Com a pressão do ato, a Embrapa fez uma primeira proposta de 60% do IPCA do período para reajuste salarial. Esse índice não recompõe a inflação de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2022 (12,47% pelo INPC), conforme reivindicado pelo Sindicato.

A Comissão de Negociação do SINPAF pediu para suspender a negociação e analisar a proposta apresentada pela Embrapa. 

O próximo encontro ficou agendado para o dia 7 de outubro às 8h30.

Entenda como foi a reunião do ACT  

Assista a transmissão do Dia do Basta 

Veja as fotos do Dia do Basta – Embrapa Sede (DF)

 

Leia mais