ACT Codevasf 2020-2021: votação da proposta começa hoje (9/12)

ACT Codevasf 2020-2021: votação da proposta começa hoje (9/12)

Por: Camila Bordinha | | Notícias gerais

Todos os trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf, filiados (as) ou não ao SINPAF, podem votar, das 00h01 do dia 9/12 (quarta-feira) até às 23h59 do dia 10/12 9 (quinta-feira), na proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020-2021, apresentada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.

A votação será realizada por meio de link, login e senha individuais, que foram enviados para o e-mail corporativo de cada trabalhador (a), pelo sistema virtual “Vota Bem”, da empresa BSYS Digital, contratada pelo SINPAF. Para isso, basta ter acesso a um computador ou celular com internet.

O SINPAF esclarece ainda que, em respeito ao Estatuto do SINPAF, os votos serão contabilizados por Seção Sindical, da mesma forma como é feita na Assembleia Geral presencial em tempos normais.

 

CONHEÇA A PROPOSTA DO TST:

Clique aqui para ler a proposta completa.

A negociação do ACT da Codevasf 2020-2021 foi ajuizada no TST pelo SINPAF porque, depois de negociar todas as cláusulas sociais e assinar, inclusive, a garantia da data-base da categoria, ao consultar o governo sobre um índice para reajuste das cláusulas econômicas, a Comissão de Negociação da empresa retroagiu no que já havia sido negociado e propôs a exclusão de cláusulas históricas da categoria.

A proposta do TST mantém a maior parte do ACT vigente por um ano, inclusive o 13° tíquete alimentação que a empresa propôs retirar e que foi prontamente recusado pelo Sindicato. A mudança ocorreu somente com a exclusão de um parágrafo da cláusula de diárias de viagens, assim como manteve a vedação dos reajustes econômicos e salarial, por força da Lei Complementar 173, de 27 de maio de 2020.

A construção dessa proposta de ACT se deve aos esforços da Comissão Nacional de Negociação (CNN) e da Diretoria Nacional (DN) do SINPAF, primeiramente junto à empresa, e, posteriormente, diante dos impasses apresentados, dificuldades e limitações políticas e econômicas impostas pelo atual governo federal, junto à mediação do TST. 

Dessa forma, a CNN e a DN orientam, por maioria de seus membros, pela aprovação da proposta de ACT 2020-2021.

 

ENTENDA MELHOR O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO:

Para que os trabalhadores e trabalhadoras entendam melhor a proposta final, o SINPAF preparou um histórico resumido das Negociações. Para lê-lo, basta clicar aqui.

Caso deseje acessar as informações completas registradas nas atas das reuniões entre as Comissões de Negociação do SINPAF e da Embrapa, e a Pauta de Reivindicação, clique aqui.

 

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo

Fale conosco