Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Cerimônia de posse da Diretoria e da Auditoria Fiscal marca novos horizontes do SINPAF

22 de novembro de 2022
Por: Camila Bordinha

Em cerimônia de posse realizada no sábado (19), a Diretoria Nacional (DN) e a Auditoria Fiscal Nacional (AFN) do SINPAF, gestão 2022 a 2025, reafirmaram os compromissos firmados com a categoria ao longo da campanha eleitoral deste ano.

O evento contou com a participação dos grandes parceiros de luta do Sindicato: a deputada federal Érika Kokay (PT-DF); representando a CUT Nacional, o diretor jurídico Valeir Ertler; o presidente da Contag, Aristides Veras dos Santos; e da representante dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no Consad da Embrapa, Selma Beltrão. Os ex-presidentes do SINPAF, Valter Endres, Lenildo Dias de Moraes e Vicente Almeida também marcaram presença, além dos representantes de diversas Seções Sindicais pela Codevasf e pela Embrapa.

Em seu discurso de posse, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, lembrou sobre os desafios impostos pela pandemia, quando sua diretoria assumiu em 2020. “Tivemos que organizar ações combinadas nas diversas frentes de luta, nos âmbitos sindical, jurídico, parlamentar e de comunicação com a base. E mesmo com as dificuldades, nós resistimos e obtivemos importantes vitórias em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras e das nossas empresas, mesmo nesse contexto de dificuldade”, explicou o presidente.

“Conseguimos ampliar nossa base na Embrapa, na Codevasf, na Pesagro, na Empaer, na Emparn e nos Distritos Irrigados, assim como também ampliamos nossa forma de fazer política, de nos relacionarmos com outros sindicatos, com a central, com movimentos sociais. Dessa forma, resgatamos e reconstruímos o Sindicato,” declarou ainda Marcus Vinicius.

A presidenta da AFN, Joana D’arc Souza Bezerra, falou sobre a responsabilidade de responder à altura do cargo para o qual foi delegada. “Nossa expectativa realmente é de contribuição e de exercer fielmente aquilo que nos foi colocado como confiança. E acima de tudo, também, por ocupar um cargo como mulher. Então isso também é um desafio, que engrandece a gente. A gente sabe como é importante o Sindicato para a defesa do trabalhador e da trabalhadora, principalmente dos nossos direitos que são ameaçados diariamente. Então a gente não pode abrir mão, tem que estar sempre na luta e tem que fortalecer essa luta juntamente com os demais colegas”, afirmou Joana D’arc.

Selma Beltrão, que é representante dos trabalhadores e das trabalhadoras no Conselho de Administração da Embrapa (Consad), também acredita que existem muitos desafios pela frente. “O principal deles é mostrar para a sociedade e pro novo governo eleito que nossas empresas são estratégicas e que elas têm um papel preponderante enquanto empresas públicas que prestam serviço para a sociedade, não para grupos específicos. Por isso elas precisam participar ativamente, para tornar o Brasil soberano, do ponto de vista do desenvolvimento rural, da soberania alimentar e nutricional”,

Já a deputada federal Érika Kokay (PT/DF) parabenizou as novas diretoria nacional e AFN, destacando o papel atuante do Sindicato no Congresso Nacional. De acordo com ela, a entidade esteve a frente de todas as lutas e em todos os momentos para denunciar e agir contra imposições do governo e das empresas contra a categoria.

“O SINPAF esteve denunciando toda sorte de assédio, denunciando um Estado que foi capturado por interesses privados e dos governantes, em defesa das empresas que dizem respeito à soberania, que precisam ser fortalecidas e com valorização de quem as constrói todos os dias. E temos aqui um sindicato que sempre esteve à frente de todas as lutas, inclusive contra a resolução da CGPAR, que tirava condições para os planos de saúde autogestão para tantas pessoas e foi revogada,” afirmou a parlamentar.

Clique aqui e veja o vídeo da Cerimônia. 

Clique aqui e veja as fotos da Cerimônia.

Diretoria Nacional do SINPAF – Gestão 2022-2025 [Foto: Paula Carrubba (@paulacarrubbaph)]

Auditoria Fiscal do SINPAF – Gestão 2022-2025 [Foto: Paula Carrubba (@paulacarrubbaph)]

Leia mais