Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Audiência em São Paulo debaterá danos à saúde pelo uso inadequado de agrotóxicos

24 de agosto de 2016
Por: Rogério Rios

A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo promove nos dias 29 e 30 de agosto, na capital paulista, uma audiência pública sobre os danos à saúde causados pelo uso inadequado de agrotóxicos. O evento será realizado em parceria com a Defensoria Pública da União em São Paulo.

O assunto é preocupante. Em 2015, a Vigilância Sanitária, órgão integrante da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, apresentou dados de uma pesquisa que constatou que de 453 amostras de alimentos analisadas entre 2012 e 2014, em ao menos 98 – ou seja, 21,6% – foram encontrados níveis insatisfatórios de agrotóxicos. Em 30 das amostras, foram constatados resíduos de agrotóxicos proibidos no exterior.

Com o objetivo de alertar quanto aos altos índices de contaminação encontrados em alimentos monitorados no Estado de São Paulo, o evento também visa estimular o consumo de alimentos orgânicos. Também serão abordados os riscos que os agrotóxicos representam à saúde humana, e particularmente sua relação com determinados tipos de câncer, como de mama, testículos e fígado.

A participação é aberta ao público e contará com a presença de autoridades, especialistas e representantes de movimentos sociais. A audiência acontece no auditório João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública da Usp, na Avenida Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira César.

 

Veja abaixo a programação:

Leia mais