Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

ACT é aprovado por 40 Seções Sindicais

26 de outubro de 2016

Um total oficial de 39 entre 42 seções sindicais do SINPAF aprovou a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho da Embrapa 2016/2017. Apenas duas seções rejeitaram a proposta (Pelotas e Tocantins) e uma (Roraima) extraoficialmente informou a aprovação, mas até o final da tarde desta quarta-feira (26) ainda não havia enviado a ata da assembleia para a Diretoria Nacional do SINPAF. No total, excluindo os números de Roraima, 2.463 trabalhadores votaram a favor da proposta, 437 contra e 62 se abstiveram.

Formulada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, a proposta do ACT contempla o reajuste de 8,28% nos salários, 9,28% nas cláusulas econômicas (ambos retroativos a 1º de maio de 2016) e avanços em três cláusulas sociais: fracionamento das férias para os empregados maiores de 50 anos; licença paternidade de 20 dias corridos; e auxílio de R$ 700 para filhos ou dependentes com deficiência.

AGILIDADE – A apuração dos votos foi uma das mais ágeis da história recente do SINPAF. Para chegar a esse resultado rápido, a Diretoria Nacional agradece o empenho das Seções Sindicais. “É muito importante esse comprometimento das Seções, pois isso facilita o processo e colabora para que possamos retransmitir as informações com maior rapidez”, disse o presidente do Sindicato, Carlos Henrique Garcia.

O resultado oficial será encaminhado para o TST até amanhã (27/10) e o tribunal deverá intimar a Embrapa para se manifestar em até cinco dias.

Confira o resultado por Seção Sindical abaixo:

Leia mais