Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

ACT Codevasf: empresa apresenta índice de reajuste de 5,5 por cento durante a segunda rodada de negociação

17 de maio de 2016

A Codevasf apresentou na manhã desta terça-feira (17/5), durante a segunda rodada de negociações, na sede da empresa, o percentual de 5,5 por cento de reajuste para a categoria em todas as cláusulas econômicas. A empresa alega cenário econômico difícil e os cortes orçamentários do Governo Federal. A empresa também pediu exclusão de todas as novas cláusulas inseridas no acordo coletivo da categoria.

A Comissão de Negociação do SINPAF rejeitou e questionou imediatamente o índice por considerar insuficiente para atender às necessidades dos trabalhadores. “Não podemos aceitar esse índice e entendemos que existe a possibilidade de alguns ajustes no orçamento da empresa para oferecer um percentual melhor”, destacou o presidente do SINPAF, Julio Guerra.

A comissão de negociação do SINPAF argumentou ainda que apesar das dificuldades econômicas do país, o índice apresentado pela Codevasf não condiz com a projeção da inflação brasileira em vários setores, inclusive o de alimentos, que segundo o IBGE, teve um reajuste este ano de 13,99 por cento e a inflação na área de saúde que foi reajuste em cerca de 11 por cento.

Vale lembrar que a proposta de reajuste salarial encaminhada pelo SINPAF para a Codevasf prevê o IPCA do período, 9,28 por cento, mais o PIB Agrícola de 2015, que fechou o ano em alta de 1,8 por cento, totalizando um percentual de 11,08 por cento.

Leia mais