Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

ACT Codevasf é prorrogado e comissão aguarda nova proposta

30 de maio de 2022

As Comissões Nacionais de Negociação (CNN) do SINPAF e da Codevasf se reuniram, na tarde desta segunda-feira (30/5), para a 3ª rodada de debates acerca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2023. A princípio a empresa reforçou a manutenção da proposta feita na última reunião, que aumentou de 40% para 50% do IPCA do período, com o argumento de que não conseguiu avançar nas negociações com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia.

Mas após a CNN do SINPAF apontar outras categorias que já conquistaram reajustes salariais melhores no período, a comissão da Codevasf decidiu prorrogar o ACT vigente até 30 de junho e buscar avanço na proposta apresentada. Com isso, a próxima reunião ficou marcada para 13 de junho, às 14h.

Os membros da CNN do Sindicato também reivindicaram a valorização da categoria, já que as trabalhadoras e trabalhadores estão com mais demandas devido à ampliação da área de atuação da Codevasf.

Para a presidente da Seção Sindical Montes Claros, Vera Lafetá, “é preciso identificar todas as empresas estatais que, assim como a Codevasf, são totalmente dependentes de recursos da União, e que tiveram reajustes mais dignos no mesmo período.”

“Acho que a Codevasf quer ver primeiro o resultado das negociações de outras empresas para se aproximar mais do índice de inflação no atual cenário e conseguir fornecer uma proposta melhor. Por isso acredito que ainda há chance de aumentar o reajuste salarial”, disse a dirigente sindical.

De acordo com o vice-presidente da Seção Sindical Penedo (5ª SR), José Reginaldo Dias Junior, “apesar de não termos um avanço aparente, essa prorrogação trouxe uma perspectiva melhor.” “O melhor seria a recomposição pelo índice total das perdas salariais, mas a expectativa é que se consiga algo bom, melhor do que os 50% do IPCA já propostos”, disse.

Clique aqui e leia a Ata da 3ª rodada.

COMISSÃO SINPAF

Estiveram presentes na reunião os membros da Comissão Nacional de Negociação: Vera Lúcia Alves Lafetá Batista da Seção Sindical Montes Claros (1ª SR), Antônio Wilson Lelis Costa da Seção Sindical Bom Jesus da Lapa (2º SR), Paulo José da Silva da Seção Sindical Petrolina (3ª SR), José Reginaldo Dias Junior da Seção Sindical Penedo (5ª SR), Hércules Silva de Moraes da Seção Sindical Juazeiro (6ª SR), Celso Torres da Paz da Seção Sindical Teresina (7ª SR) e Lucas Conceição de Freitas da Seção Sindical Codevasf Sede.

Da Diretoria Nacional, participaram o presidente, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; o diretor Jurídico, Adilson F. da Mota; e a Secretária-geral, Dione Melo da Silva; o diretor de Divulgação e Imprensa, Antônio Marcos Santos Pereira; e o diretor Regional Nordeste, José Afonso Lima de Abreu.

Leia mais