Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

ACT Codevasf 2022-23: empresa não oferece recomposição de salários

19 de abril de 2022
Por: Rogério Rios

Nesta segunda-feira, 18 de abril, aconteceu a primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo da Codevasf, do período de 1º de maio de 2022 a 31 de abril de 2023 (ACT 2022-23), entre as Comissões de Negociação do SINPAF e da empresa. Já no início, o SINPAF foi surpreendido com uma proposta de reajuste de apenas 40% sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que não recompõe sequer o poder de compra dos salários.

A Codevasf também pediu a suspensão de algumas cláusulas do acordo coletivo, para serem discutidas na próxima reunião, e não garantiu a retroatividade da data-base da categoria (1º de maio). Porém, foi garantida a prorrogação do acordo vigente por mais 30 dias e, assim, a comissão do SINPAF pediu tempo para analisar e discutir as possibilidades.  

Com isso, as cláusulas ficaram para serem discutidas uma a uma, bem como os termos econômicos, na próxima reunião de negociação, marcada para 16 de maio.

COMISSÃO DO SINPAF

A Comissão de Negociação do SINPAF é formada por dirigentes de cada uma das 8 Seções Sindicais que representam os trabalhadores da Codevasf e por integrantes da Diretoria Nacional.

Nessa reunião, estiveram na mesa de negociação com a Codevasf: Ariano Paiva da Seção Sindical Montes Claros (1ª SR), Antônio Lelis da Seção Sindical Bom Jesus da Lapa (2º SR), Paulo José da Seção Sindical Petrolina (3ª SR), Francisco Pereira da Seção Sindical Aracaju (4ª SR), Pedro Melo da Seção Sindical Penedo (5ª SR), Hércules de Moraes da Seção Sindical Juazeiro (6ª SR), Celso Torres da Seção Sindical Teresina (7ª SR) e José Roberto da Seção Sindical Codevasf Sede.

Da Diretoria Nacional participaram o presidente, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, o diretor jurídico, Adilson F. da Mota, e o diretor administrativo-financeiro, Antônio Aparecido Guedes de Oliveira.

Clique aqui e leia a ata da 1º Reunião do ACT Codevasf 2022-23. 

Leia mais