Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

26ª Plenária Regional Norte começa neste sábado (23/4)

22 de abril de 2022
Por: Rogério Rios

Das 8h às 17h de sábado, 23 de abril, as delegadas e os delegados da Plenária Regional Norte do SINPAF estarão reunidos de forma virtual para debater e deliberar os rumos da luta sindical para os próximos tempos. O evento contará com a participação de 20 delegados, palestrantes, convidados e dirigentes sindicais.

Apesar do cenário da pandemia da Covid-19 estar melhorando lentamente, a realização das Plenárias Regionais de forma virtual foi o caminho encontrado para evitar a possibilidade de um novo cancelamento ou suspensão do evento, frente às incertezas que pairavam sobre a doença há cerca de 30 dias.

O maior problema é que o Coronavírus ainda tem contaminado e matado centenas de pessoas, diariamente no Brasil, e assim como aconteceu no começo deste ano, quando as Plenárias já estavam organizadas para ocorrerem presencialmente, existia uma possibilidade em potencial de surgimento de novas variantes da doença.

Essa situação compromete questões estruturais do evento, como hospedagem em hotéis, assim como o próprio local de realização, cancelamento de transportes e aumento exorbitante nos preços de voos, entre outras limitações que novos surtos da doença podem repercutir.

Além, claro, do risco à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras que participam do evento. Afinal, mesmo com uma boa quantidade de pessoas já vacinadas contra a doença, ainda não se sabe as consequências das complicações que a doença poderá gerar a curto, médio e longo prazo. 

Nesta semana, por exemplo, o médico e cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, publicou artigo a respeito da remoção e desobrigação do uso de máscaras, no qual afirmou que “seja sobre o estado real da pandemia no Brasil e no mundo, ou tentar confundir a sociedade com a falsa dicotomia epidemia x endemia é literalmente atentar contra a saúde e bem-estar de dezenas de milhões de brasileiros.” Também afirmou que “como ela não acabou de forma alguma, quanto mais pessoas se infectarem pelo descaso das autoridades, mais casos de COVID crônica ocorrerão no futuro.”

Por isso, enquanto houver risco a vida e à saúde dos trabalhadores, o SINPAF seguirá lutando de forma segura em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da base.

 

26ª Plenária Regional Norte – Virtual

Data: Sábado, 22 de abril de 2022

Horário: 8h às 17h

Leia mais