Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

1º Encontro Regional de Saúde do Trabalhador da região Sudeste aconteceu nesta quinta-feira

14 de abril de 2016

Nesta quinta-feira (14/4), aconteceu o 1º Encontro Regional de Saúde do Trabalhador da Região Sudeste, com as apresentações dos diretores nacionais de saúde do trabalhador, Roberto Scaramello e Nilson Carrijo.

Scaramello apresentou fatores que são essenciais para a qualidade de vida dos trabalhadores, conforme bandeira difundida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que são: trabalho decente, consumo responsável e tempo livre. “A redução da jornada de trabalho é um objetivo, defendemos essa bandeira pregada, também, pela OIT, para a saúde do trabalhador”, afirmou o diretor.

As ações promovidas pela Diretoria Nacional do SINPAF em Saúde do Trabalhador também foram apresentadas: campanhas educativas; visitas técnicas às unidades e campos experimentais; seminários; promoção de evento nas Seções Sindicais (SSs) com acompanhamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT); ferramenta de controle, que é o novo sistema SISVATS; criação do Manual de Agente de Saúde; tema de Saúde do Trabalhador nas formações sindicais, para incorporar na rotina das SSs; Encontro Regionais de Saúde do Trabalhador; articulação com outros sindicatos; informações nas redes  sociais; na plenárias e congresso; cláusula no ACT; e orientações jurídicas.

Os diretores expuseram o novo Sistema de Vigilância e Atenção em Saúde do Trabalhador (SISVATS) e entregaram uma apostila com a compilação dos relatórios dos três seminários de Saúde do Trabalhador realizados pelo SINPAF.

Leia mais